História

Freguesia do concelho de Tondela e do distrito de Viseu, possui uma área de 18.700 km2, tendo como freguesias limítrofes a União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, Castelões, Campo de Besteiros, Santiago de Besteiros, União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho e União de Freguesias de Caparrosa e Silvares, pertencentes ao mesmo concelho, União de Freguesias de Varzielas e Arca, do concelho de Oliveira de Frades e Alcofra, do concelho de Vouzela.

Enquadrada pela Serra do Caramulo, dista cerca de 20 km da sede concelhia e abrange as seguintes povoações: Cadraço, Carvalhinho, Caselho, Ceidão, Guardão de Cima, Guardão de Baixo, Janardo, Jueus, Laceiras, Caramulo, Pedrógão.